segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Paradigmas e métodos de investigação na educação

Depois de ler alguns textos, organizei a informação neste esquema. É possível que esteja incompleto, mas com a ajuda de todos ...




A este esquema recebi várias reacções. Um dos colegas referiu que sentiu algum desconforto ao perceber do meu esquema que o método qualitativo não é cientifico, "porque não é científico apenas o estudo das realidades físicas que podem ser medidas e pesadas...". Também uma outra colega referiu que:"Segundo o que percebi o paradigma quantitativo requer uma concepção global positivista, hipotético/dedutiva, particularista, orientada para os resultados, própria das ciências naturais, por outro lado o paradigma qualitativo requer uma concepção global fenomenológica, indutiva, estruturalista, subjectiva e orientada para o processo, própria da Antropologia Social."

Ainda dentro desta discussão, uma colega referiu que existem 3 paradigmas:

- Positivista (concordo com o luís em utilizar-se este nome)
- Interpretativo ou qualitativo
- Sociocrítico

Contudo, Na realidade quando faço referência ao método científico, apenas no tipo de investigação quantitativo pretendia como um outro colega referiu, salientar a "racionalidade que por si não deve levar-nos a pensar unicamente como cientifico o tipo de investigação onde a racionalidade da análisde dos dados impera."

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