sábado, 31 de outubro de 2009

Análise das etapas de um processo de investigação

A fase que corresponde à formulação do problema de investigação é uma das mais importantes, é necessário definir onde queremos chegar, o que queremos descobrir ou resolver e, além disso, a metodologia a adoptar depende da natureza das questões formuladas, assim como do próprio “produto final” que se procura obter.

A definição dos Objectivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Faltando a explicitação dos objectivos não é possível identificar o que se pretende esclarecer ou definir ou demonstrar, …

A revisão da literatura subsidiará o tema do trabalho de pesquisa e como refere a Sónia: “ A contextualização teórica é fundamental para a percepção global da problemática em estudo e para o rigor da investigação .”

A amostra consiste no grupo que se “escolhe” para efectuar a investigação, a partir da qual se pretende generalizar para uma população. Mas esta possibilidade de generalização depende da representatividade dessa amostra.

Assim, e no sentido de fazer validar a investigação e os resultados da mesma, é necessário caracterizar a amostra ou o caso a estudar , assim como explicitar de que forma se recolhem os dados e como os mesmos vão ser tratados.

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projecto de Investigação é um item obrigatório

A meu ver todas estas questões têm a ver com a transparência da investigação, ou seja, a existência de precisão durante o processo de investigação e consequentemente dos resultados obtidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário