quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Paradigmas e métodos de investigação em Educação

De acordo com as minhas leituras e com as intervenções neste fórum, é possível identificar três paradigmas de investigação em Educação:

Paradigma Positivista - Baseia-se no método dedutivo

Paradigma interpretativo - Baseia-se no método indutivo

Paradigma sócio - crítico - "Usa uma metodologia mais orientada para a prática educativa e perspectiva a mudança e a tomada de decisões com base na investigação avaliativa e na Investigação-Acção, através de técnicas em que impera o estudo de casos."

Como referiu um dos colegas, ao tentar diferenciar os dois termos,"poderemos dizer que um paradigma, será a representação de um padrão a ser seguido,e que irá gerar um modelo. Método, será com base em estratégias, uma estrutura ordenada para se cumprirem tarefas, para se atingir determinado objectivo.

---------

Miranda, B."Paradigmas da investigação educaional". Retirado de http://adrodomus.blogspot.com/2008/06/paradigmas-da-investigao-educacional.html (acedido a 26 de Outubro de 2009)

"Paradigmas de Investigação em Educação". Retirado do site "Mestrado de Tecnologia Educativa" http://sites.google.com/site/grupometodologiaste/Home/paradigmas-de-investigacao (acedido a 26 de Outubro de 2009)

Fernandes, D. "Notas sobre os Paradigmas de Investigação em Educação". Retirado de http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi2/Fernandes.pdf (acedido a 26 de Outubro de 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário