sábado, 7 de novembro de 2009

Métodos de recolha de dados

Numa primeira fase, deveriamos fazer uma pesquisa sobre os métodos de recolha de dado.
Da minha pesquisa resultou o seguinte:

Métodos de recolha de dados
1. Análise de Dados documentais

Natureza dos dados documentais
Primárias
- Questionários
- Entrevistas
- Observação

Secundárias
- Estatísticas
- Bases de Dados
- Indicadores Económicos
- Focus Groups Painéis

Fontes deliberadas: produzidas deliberadamente para salvaguardar os dados para o futuro

Fontes inadvertidas: concebidas com outro fim, exames, registos de assiduidade, fichas pessoais, jornais, actas, ... (terá de ser verificada a sua validade)

Localização dos documentos
Terá de se verificar a acessibilidade e confidencialidade dos documentos, que poderá impedir o
acesso aos mesmos.
Selecção dos documentos
Evitar muitas fontes deliberadas
Análise crítica dos documentos
Critica externa: verificar a veracidade dos documentos e se não são falsificados
Critica interna: analise dos conteúdos do documento, que tipo de documento, o que diz, quem o produziu, como surgiu, é a versão integral ou um resumo?
Vantagens
- Evita o recurso abusivo a sondagens e a inquéritos por questionário
- Os documentos (em geral) obtêm-se gratuitamente ou a baixo custo
- Os documentos proporcionam informações sobre ocorrências passadas que não se observaram ou assistiram

Desvantagens
- Por vezes não é possível aceder aos documentos
- Podem não conter a informação detalhada
- Podem ter sido falsificados, forjados, alterados
- Por vezes os autores não indicam as ferramentas conceptuais e lógicas que utilizaram para chegar às conclusões

2. Inquéritos

· Tipos de Questionários
o Auto aplicados
o Postais/Electrónicos

· Tipos de Questões => respostas
o Verbal ou Aberta:
Uma palavra, uma frase ou um comentário mais longo.
Produzem informações úteis, mas de difícil análise.

o Fechada:
a) Lista: É apontada uma lista de alíneas, podendo qualquer uma delas ser seleccionada.
b) Categoria: Uma de entre um conjunto de categorias (ex.: idades por décadas)
c) Hierárquica: Pede-se ao inquirido que ordene algo.
d) Escala: Vários níveis nos processos de escalonamento de informação.
e) Quantidade: A resposta é um número.
f) Grelha: Apresenta-se uma tabela ou grelha para registar respostas a uma ou mais questões ao mesmo tempo.

Vantagens
- O investigador obtém os dados facilmente
- As informações do questionário são facilmente codificadas
- Se as medidas são de confiança e correctamente validades, são benéficas para a comunidade científica


3. Entrevistas

Tipos de Entrevistas
Não Estruturadas
- São úteis durante a fase exploratória de uma investigação
- Ajudam a desenvolver o quadro teórico
- Ajudam a desenvolver questionários e entrevistas estruturadas

Estruturadas
- Poupam tempo
- Ajudam a codificar a informação
- Possibilidade de estabelecer, entre entrevistadores treinados, uma melhor taxa de confiança

Face a Face

Telefónicas

Preparação de uma entrevista:
1. decidir o que se pretende
2. perguntar o que é necessário
3. será a entrevista a melhor forma de recolha de informação
4. delinear esquema de questões
5. tipo de entrevista
6. refinar as questões
7. considerar posterior análise das respostas
8. elaborar guião
9. teste do esquema
10. revisão do esquema se necessário
11. evitar parcialidade
12. selecção de entrevistados
13. marcação da entrevista (dia/hora)
14. requerer autorização hierárquica
15. perante o entrevistado indicar-lhe o objectivo da mesma
16. atenção ao tempo previsto
17. verificar exactidão de dados com o entrevistado
18. caso opte por gravação, requerer permissão
19. seja honesto
20. use bom-senso
21. cumpra o que combina

4. Estudos por observação
· Tipos de observação
o Participante
o Não Participante
o Estruturada
o Não Estruturada

· Preparação
1. Decida o que pretende observar
2. Pondere sobre essa escolha
3. Considere alternativas
4. Que aspectos investigar: conteúdo, processo ou interacção
5. Peça autorização
6. Elabore gráficos, listas ou tabelas
7. Pondere com o que poderá obter
8. Teste e reveja o método
9. Prepare a observação
10. Tente passar despercebido
11. Integre o acontecimento na organização
12. Não se esqueça de agradecer, porque poderá necessitar de realizar mais observações

5. Análise de dados
Elabore tabelas resumo, histogramas e gráficos

Fontes:
www.uac.pt/~jpedro/medoogia_investigacao/200809/cap6.ppt
http://www.esenviseu.net/Recursos/Download/Tema_35/Metodos_Recolha_Dados.pdf
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdf


Numa segunda fase, deveriamos análise da utilização do questionário como método de recolha de dados: análise da dissertação Neto, C. (2006). O papel da internet no processo de construção do conhecimento.
Questões específicas para análise:
Análise da dissertação relativamente ao uso de questionários como técnica de recolha de dados:
• A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?
• Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?
• A amostra é claramente identificada?
• É indicado o método usado na definição da amostra?
• O questionário usado foi objecto de validação prévia?
• Na explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?

Comecei por fazer uma primeira análise da tese e apresentei as minhas conclusões no fórum da equipa com o intuito de iniciar a discussão de modo a construir uma análise da equipa.

Análise da dissertação relativamente ao uso de questionários como técnica de recolha de dados
•A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário? ◦Visando os dois grupos de sujeitos (professores e alunos):
Verificar a facilidade de acesso (ou não) à Internet.

Verificar a frequência de acesso à rede.

Apurar as razões de uma fraca navegação na Internet (se for o caso).

Identificar os interesses que motivam o acesso à rede.

Caracterizar a relação dos dois grupos com a Internet, em termos técnicos.

Identificar as representações que os actores educativos têm acerca dosconteúdos presentes na Rede e sua organização.

Verificar o grau de importância atribuída à Internet.

Aquilatar o grau de confiança relativamente aos conteúdos que circulam na Internet.

Comparar as perspectivas e práticas dos dois grupos alvo.


◦Ainda para os professores
Caracterizar a relação dos alunos com a Internet, sob o ponto de vista dos professores, em termos técnicos e cognitivos.

Verificar se os professores ajudam os alunos nas suas pesquisas realizadas na Internet.

•Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?
Não consegui identificar


•A amostra é claramente identificada?
Relativamente à amostra a investigadora indica que é constituída por 350 alunos, com idades entre os 13 e os 15 anos, e 110 professores de 5 escolas pertencentes à Direcção Regional de Educação do Norte

•É indicado o método usado na definição da amostra?
"A selecção das escolas onde foram aplicados os inquéritos obedeceu a critérios relacionados com a existência de elos de comunicação, ou seja, colegas que leccionavam nessas mesmas escolas e que, gentilmente, se prontificaram a contactar os conselhos executivos e a distribuir os inquéritos pelos colegas e alunos."

•O questionário usado foi objecto de validação prévia?
Foi elaborada uma primeira versão que, após ter sido submetida a 20 alunos e 10 professores, foi corrigida ao nível da forma e dos conteúdos.

•Na explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?
Para análise estatística recorreu-se ao programa de computador Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que útil, na sua perspectiva percentual.

Esta primeira análise permitiu a discussão entre os elementos do grupo, que depois se estendeu ao grupo turma.

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